APAE DE ILHÉUS REALIZA ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Muitas pessoas ainda não sabem como se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência, em Ilhéus. Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, o programa, que atende 24 alunos, desenvolve um atendimento individual de acordo com a deficiência específica de cada pessoa. Saiba mais.
Esses alunos são matriculados na escola regular, e, por possuírem necessidades educacionais especiais, também são matriculados na Apae de Ilhéus, onde são atendidos individualmente uma vez por semana no turno oposto ao horário escolar, durante um período de 50 minutos, voltado totalmente para o aluno. O AEE permite que o aluno se desenvolva através da inteligência múltipla que ele manifesta, via de acesso pela qual a aprendizagem é introduzida para o acesso ao conhecimento.
Coordenado por Kalinca Félix, Supervisão Educacional de Dinalva Prisco e Direção Pedagógica de Vitória Penalva, o programa do AEE trabalha as deficiências de cada aluno, que podem abranger o autismo, síndrome de down, deficiências intelectual e múltipla etc. Durante o atendimento, o professor atua na realização de meios de ensino-aprendizagem adequados ao modo de compreensão de cada pessoa, segundo suas necessidades específicas, assim como no conhecimento do aluno, suas preferências, aspectos sociais e personalidade.
“Tenho uma aluna autista, Daniele, que ama música. Quando ela chega para o atendimento, me beija, pede um abraço, e fala pra mim ‘cante’. Quando é uma canção que ela não gosta, ela diz a música que ela quer que eu cante. É um convívio gratificante”, afirmou a Psicopedagoga e Professora Rosângela Maria dos Santos.
A maioria dos alunos tem dificuldade na comunicação. Meios lúdicos de aprendizado como jogos, cartazes, desenho, pintura, montagem, leitura e escrita reúnem os diversos meios de interação e aprendizado, de forma interdisciplinar.
“Quando se faz um trabalho individualizado com esses alunos, podemos perceber os avanços que eles conquistam”, destacou a Psicopedagoga Rosângela.
Acesse: www.facebook.com/apaeilheus