top of page

CURRÍCULO FUNCIONAL - COZINHA

 

O projeto do Currículo Funcional - Cozinha, implementado na Apae de Ilhéus em 2014 pela Diretora Pedagógica Vitória Penalva, objetiva o exercício da autonomia, com atividades oferecidas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

As atividades, programadas de acordo com a consultoria da Psicopedagoga Michelle Costa Soares, são aplicadas tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho que os alunos venham a se inserir.

 

Aos alunos é realizada a vivência da prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula, por meio de atividades na cozinha da escola. O manuseio dos utensílios, utilização de materiais diversos, etiquetas à mesa, preparo de receitas, bem como, a importância da higiene pessoal, do ambiente, mantendo-o limpo e organizado, são algumas das práticas realizadas.

 

São desenvolvidas também Atividades de Habilidades Básicas e de Gestão, intensificando, assim, a capacitação profissional, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho, como também atividades de vida diária e vida prática com o objetivo de desenvolver atitudes de independência do aluno.

 

A Psicopedagoga Michelle Costa Soares informa que as mães da Apae de Ilhéus trazem relatos de que os filhos começaram a despertar o interesse para as atividades domésticas, tanto em ajudar quanto em executar, o que demonstra o processo de conquista da autonomia. “Depois do ambiente de casa, vai começar a aparecer um desejo de querer estar em um local em que eles trabalhem, com outras atividades, que não sejam só educacionais”, destacou. Com este trabalho desenvolvido pela Apae de Ilhéus, será possível fazer com que os alunos desenvolvam habilidades para serem levadas para a vida e para o mercado de trabalho, realizando-se a inclusão.

 

Coordenação Pedagógica: Graciete Fernandes Pinheiro

Direção Pedagógica: Maria Vitória Veloso Penalva de Oliveira

“A área que decidimos trabalhar foi com a culinária, sendo a cozinha o primeiro ambiente que levamos os alunos a pensar sobre o lugar, desde a parte de utensílios, os tipos, a finalidade, o lavar uma louça, o dobrar uma toalha de mesa, a higiene, à elaboração da refeição.

 

De fato, eles têm uma restrição, uma limitação dentro do campo cognitivo que não permite às vezes pensar sobre. Então as atividades foram divididas e eles, ao executá-las, oferecem respostas à si mesmos, aos professores e aos pais”, explica a Psicopedagoga Michelle Soares que presta consultoria para a instituição.

bottom of page