AULAS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA ESTIMULAM APRENDIZADO DOS ALUNOS DA APAE DE ILHÉUS
O projeto de levar a Tecnologia Assistiva com aulas de informática para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Apae de Ilhéus, possui o objetivo de proporcionar e estimular o aprendizado escolar por meio do computador.
A ideia, desenvolvida há quase um ano, consiste em proporcionar o contato dos alunos com a tecnologia como mais uma ferramenta de aprendizado, com vistas a motivá-los e a usar o computador nas tarefas mais básicas da informática, da escola e para o dia-a-dia, assim como para oferecer um desenvolvimento direcionado para o mercado de trabalho.
“Esse projeto representa muito para a Apae de Ilhéus, porque a instituição visa seguir e se atualizar com o modelo educacional das Apaes do Brasil, que também está voltado para o aprendizado dentro da informática”, destacou a diretora geral da Apae de Ilhéus, Vitória Penalva.
“Gosto de aprender nas aulas de informática porque trabalha com a mente. Também quero aprender a desenhar no computador”, disse o aluno Ivo Cardoso. O projeto conta com a supervisão educacional de Dinalva Prisco, com exercícios de digitação, criatividade no paint e acesso à internet, às segundas pela tarde, e de terça a sexta pela manhã. Duas vezes na semana, pais e mães que desejem aprender informática também são atendidos com as aulas.
De acordo com o professor Enos Gabriel Santos, formado em Informática e estagiário de Pedagogia, “o importante da tecnologia assistiva é que ela atende os alunos especiais, e eles estão totalmente motivados com essa área”, afirmou o ao lado da professora de informática voluntária, Jéssika Oliveira.
Esse projeto é possível graças ao apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Itabuna. “Nós enviamos um projeto para o MPT de Itabuna, que aprovou e nos doou recursos provenientes de multas pecuniárias, que abrangeu também a doação de equipamentos eletrônicos. Como a Apae de Ilhéus estava com equipamentos danificados, os novos computadores que chegaram nos ajudaram na implantação desse e de outros projetos educacionais. Agradecemos ao Procurador do Trabalho de Itabuna Dr. Ilan Fonseca e a Procuradora e Coordenadora do MPT de Itabuna, Dra. Sofia Vilela, pois foi possibilitada a informatização da instituição”, agradeceu a diretora
Acesse e curta: https://www.facebook.com/apaeilheus
Apae de Ilhéus, há 35 anos servindo a comunidade.