APAE DE ILHÉUS TRABALHA A ÁGUA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS
A Escola Flor do Cacau, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, tem trabalhado a água com os alunos, neste mês de abril. Por meio do planejamento pedagógico que elencou o meio ambiente como tema central para outros subtemas, a ideia é perpassar vários assuntos presentes na vida em comunidade.
De acordo com a coordenadora pedagógica Silvana Ramos da Silva, foram realizadas diversas atividades com alunos para a compreensão sobre a importância da água para a vida no planeta, para a nossa própria vida e alimentação. Desde noções de higiene pessoal, dos alimentos e saúde, à identificação do ambiente poluído e os malefícios da água suja, foram trabalhadas, por exemplo, ações como exibição de vídeos de conscientização, experiências para mostrar as diferenças entre a água suja e a água limpa, e uma caminhada no caminho principal da Urbis, em que os apaeanos puderam verificar a poluição do canal de esgoto que passa nessa mediação.
A ideia é conscientizar sobre o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à vida saudável e ao uso responsável dos recursos hídricos. “Os alunos vão despertando essa capacidade de compreensão, e, aos poucos, começam a intervir em suas comunidades, mostrando aos pais e pessoas da convivência deles sobre o que é trabalhado na escola. Isso os torna agentes de transformação”, destacou a coordenadora Silvana Silva, que lembrou o último tema ligado ao meio ambiente, sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da zika vírus, dengue e chikungunya.