top of page

Ciranda criativa e currículo funcional são aplicados na Apae de Ilhéus


Inovações inseridas na escola possibilita que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla vença desafios para conquistas como o mercado de trabalho.

Com o objetivo de trabalhar novas formas para o desenvolvimento dos alunos da APAE de Ilhéus, possibilitando estímulos cognitivos e atividades que podem ser aplicadas na vida funcional, que a Psicopedagoga Michelle Costa Soares tem aplicado através da consultoria ao corpo pedagógico da instituição, os projetos da Ciranda Criativa e Currículo Funcional, realizados há três meses.

Seja para exercer conhecimentos em casa ou no ambiente de trabalho a se inserir, que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla pode adquirir na escola aprendizados por meio da emoção aliada ao exercício pedagógico. Essas novas formas têm proporcionado aos apaeanos mais disposição para participar dos exercícios e estímulos à vontade de aprender, assim como os professores têm discutido entre si melhoramentos e adaptações para a obtenção de resultados que visam o desenvolvimento dos alunos. “A equipe pedagógica da APAE de Ilhéus realiza um trabalho belíssimo, que está sendo aperfeiçoado ainda mais com os projetos da Ciranda Criativa e o Currículo Funcional, dos quais temos visto mais resultados positivos”, afirma a Psicopedagoga Michelle Costa Soares.

O Projeto da Ciranda Criativa é desenvolvido junto ao Programa Pedagógico Específico (PPE) na Educação Infantil, onde são oferecidos vários momentos de estímulos cognitivos às crianças, como na área da percepção, como as auditivas por meio de instrumentos musicais, sons da natureza, estímulos à música, à linguagem com a hora do conto, leituras, coordenação motora fina com estímulos à psicomotrocidade, percepção, e atividades associadas aos sentidos do corpo, relaxamento, no exercício com as emoções. A Ciranda Criativa é realizada em rodízio de sala em sala, onde cada professor realiza o estímulo de cada área trabalhada. “A ciranda trouxe mais essa oportunidade de oferecer essa conexão, de aperfeiçoar, de buscar e de estimular o querer às coisas novas”, destaca a Psicopedagoga.

Já o Projeto do Currículo Funcional objetiva o exercício da autonomia, com atividades oferecidas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para serem aplicadas tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho que eles venham a se inserir.
“A área que decidimos trabalhar foi com a culinária, sendo a cozinha o primeiro ambiente que levamos os alunos a pensar sobre o lugar, desde a parte de utensílios, os tipos, a finalidade, o lavar uma louça, o dobrar uma toalha de mesa, a higiene, à elaboração da refeição. De fato, eles têm uma restrição, uma limitação dentro do campo cognitivo que não permite às vezes pensar sobre. Então as atividades foram divididas e eles, ao executá-las, oferecem respostas à si mesmos, aos professores e aos pais”, explica Michelle Soares.

A Psicopedagoga diz que as mães trazem relatos de que os filhos começaram a despertar o interesse para as atividades domésticas, tanto em ajudar quanto em executar, o que demonstra o processo de conquista da autonomia. “Depois do ambiente de casa, vai começar a aparecer um desejo de querer estar em um local em que eles trabalhem, com outras atividades, que não sejam só educacionais”, destacou a Psicopedagoga. Com este trabalho desenvolvido pela Apae de Ilhéus, será possível fazer com que os alunos desenvolvam habilidades para serem levadas para a vida e para o mercado de trabalho, realizando-se a inclusão.

Últimas Notícias
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page