top of page

Palestra aborda sobre inclusão para promover autonomia na Apae de Ilhéus



Palestra com o tema “Incluir com Autonomia”, foi realizada nesta quinta-feira (27) na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, ministrada pela Psicopedagoga e Especialista em Educação Inclusiva, Eunice Viana, durante a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que está sendo realizada de 21 a 28 de agosto.


A palestra contou com a presença do Presidente da APAE de Ilhéus, Albervan Neves de Almeida, coordenadoras pedagógicas do Instituto Nossa Senhora da Piedade, e do Município, alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, do Assistente de Atendimento às Empresas do CIEE, João Novais, alunos, pais e professores da APAE de Ilhéus.


A palestra da Psicopedagoga Eunice Viana orienta que a autonomia representa a liberdade do indivíduo gerir a própria vida. Para ela, os educadores necessitam estimular que os alunos façam o que eles têm que fazer, encorajando-os. “Certas orientações como construir o respeito, mostrar a capacidade do aluno, ajudando-o a caminhar, é a tentativa de levar essas crianças e adolescentes à saírem do cuidado assistido (heteronomia) ao processo de autonomia, que é fazer eles seguirem com as próprias pernas. Nós vimos muitos exemplos disso com muitos alunos da APAE de Ilhéus”, enfatizou a Psicopedagoga durante a palestra.


Para o Presidente Albervan Neves de Almeida, "a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no seio da sociedade é muito importante para nós. Esse trabalho só pode ser feito com pessoas comprometidas com a APAE de Ilhéus. Estamos conseguindo alcançar resultados positivos com o trabalho em equipe, cada um exercendo a sua função”. Ele explica que munícipes têm elogiado o trabalho que a instituição realiza, e destaca, “esse elogio eu divido com todas as pessoas que compõem a entidade”.


A palestrante Eunice Viana explica que é preciso considerar a autonomia como causa e a inclusão como fruto no trabalho a ser exercido, para que o aluno galgue a liberdade e leveza de sua atuação e escolhas. Assim, o processo que leva à autonomia exige que os educadores passem por um processo de mudança, na seara interna:


“Quem tem que mudar e fazer a inclusão acontecer, é a sociedade. Quem tem a responsabilidade de plotar a inclusão é quem tem que mudar. Nós precisamos aceitar, e para aceitar, nós precisamos trabalhar muito algo dentro de nós para realizar a inclusão, que engloba nossos sentimentos e emoções: a nossa afetividade. Sem carinho, afeto e amor, ninguém chega a lugar nenhum. As relações afetivas, elas têm que ser construídas dentro de nós para aceitarmos o outro como o outro é, que vai nos dar condição de escutar e compreender melhor e surpreendermos nossos juízos de valores”, explicou a ministrante da palestra.


A Psicopedagoga orienta que a escola inclusiva precisa ser visionária porque o processo da inclusão é inovador e mais difícil. Se faz necessário que a escola invista todos seus esforços para que esse processo seja de qualidade, valorizando as relações afetivas em todas as esferas, nas relações interpessoais entre professores, alunos, diretores, pessoal de apoio e todos da escola.


A diretora geral da APAE de Ilhéus, Vitória Penalva agradece a todos os presentes, aos doadores das tortas, ao casal do Acarajé Popular, Seu Jorge e Vitória, à animadora Suzete da Pic pic, ao Major Danilo, Sub Comandante do 2º Batalhão da PM de Ilhéus e à imprensa regional. “Graças a Deus e aos nossos amigos, a APAE está fazendo um trabalho ímpar e estamos muito felizes com tudo isso”, agradeceu a diretora.


Comments


Últimas Notícias
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page