IX Olimpíadas Especiais das APAES do Estado da Bahia oportunizou inclusão através do esporte
Realizada de 12 a 15 de novembro de 2014 pela Federação das APAES do Estado da Bahia (FEAPAES/BA), a IX Olimpíadas Especiais aconteceu no município de Jequié, e contou com 14 delegações, inclusive a APAE de Ilhéus.
Entre os municípios participantes, além da delegação anfitriã de Jequié, estiveram Salvador, São Francisco do Conde, Camaçari, Ilhéus, Canavieiras, Itamaraju, Santo Estevão, Santo Amaro, Vitória da Conquista, Gandu, Una, Feira de Santana e Juazeiro. As provas olímpicas aconteceram no Ginásio de Esportes Aníbal Brito, no Ginásio de Esportes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Estádio Valdomiro Borges e na AABB, em Jequié.
A APAE de Ilhéus compôs uma delegação com 13 alunos que disputaram competições nas modalidades de futsal, natação e atletismo, além dos professores e profissionais que assistenciaram os apaeanos. Outras modalidades como Handebol e Capoeira também integraram o evento.
“O destaque da APAE de Ilhéus, foi na natação, com a conquista de três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata. Já no atletismo, a APAE de Ilhéus ficou com o bronze”, afirmou a Diretora da APAE de Ilhéus, Vitória Penalva. Ela agradece aos parceiros, voluntários, professores e estagiários, assim como ao projeto AMA da Uesc, na realização de atividade motora adaptada, ao SESI, que oferece os treinos de natação para os alunos da APAE, e aos patrocinadores, que subsidiaram a viagem, como a Minas Norte e a Livitec.
De volta para casa, os alunos chegaram à sede da APAE de Ilhéus na manhã deste último sábado (15), contentes com as conquistas e motivados para a continuidade de práticas esportivas. As Olimpíadas das APAE’s, sem dúvidas, são eventos promotores de cidadania, inclusão social através do esporte, sendo mais relevante a participação do que a disputa.