7 de setembro: Apae de Ilhéus dá exemplo de cidadania e inclusão
No dia que memora a independência do Brasil, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, deram um exemplo de civilidade e cidadania na passarela da Avenida Soares Lopes, durante o desfile do 7 de setembro, último domingo. Além de honrar a liberdade e a pátria, a APAE comemorou a autonomia política do Brasil com inclusão social e defesa de direitos.
Mães, professores, equipe pedagógica, alunos, funcionários, amigos, o Conselho e a direção da APAE de Ilhéus alargaram o desfile com organização e beleza. Presidida hoje pelo Tenente Coronel Albervan Neves de Almeia, a APAE foi fundada há 34 anos por Maria Pina Leide Carneiro e José Ribeiro Carneiro, e tem construído ao longo do tempo uma história da busca de igualdade e oportunidade para todos. Além dos fundadores, também, com alegria, se fizeram presentes a diretora financeira, Jaldyr Ramos Mendonça, a Diretora da Escola Flor de Cacau, Bárbara Vitória Penalva, além de importantes colaboradoras essenciais à identidade de ser e viver APAE, ajudaram na condução do desfile.
Autoridades e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo dividiram o espaço do palanque com autoridades Militares, da Marinha do Brasil e representações religiosas. O desfile foi iniciado com a abertura da banda da Polícia Militar da Bahia, e seguiu sua sequência com a Tropa Militar, o Pelotão Especial, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, carros e barcos da Marinha, veículos da PM, da Cia Independente de Policiamento Especializado, carros do Corpo de Bombeiros e da Infraero. Representações e entidades sociais como associações, clubes de serviços e escolas vieram após a APAE que abriu a avenida depois dos pelotões e carros.
Faixas com importantes mensagens chamaram a atenção, como “temos o direito de traçar nosso destino. Somos capazes e, sobretudo, sabemos amar”, “Acessibilidade: direito de todos, responsabilidade de cada um”, além de outras que informaram as atividades da entidade, como o Grupo de Expressão Corporal da APAE de Ilhéus, do Programa Pedagógico Específico, Teste do Pezinho, Esporte, as Paraolimpíadas, o Atendimento Educacional Especializado, a Educação Infantil, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), necessidade de inserção no mercado de trabalho e o Grupo operativo.
Em seguida, o desfile deu sua continuidade com a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer, do Grupo de Aposentados e demais entidades.
Acesse e Curta: www.facebook.com/apaeilheus
Mais fotos clique aqui.